Os 5 pilares do mindset inovador
Como organizações e pessoas precisam se adaptar ao mundo pós-digital Você já deve ter ouvido a máxima, atribuída a Albert Einstein*, “insanidade é fazer a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferentes”, certo? O chamado princípio da insanidade é uma alegoria sobre como vemos o mundo à nossa volta – nossas ações e reações – […]
Como organizações e pessoas precisam se adaptar ao mundo pós-digital
Você já deve ter ouvido a máxima, atribuída a Albert Einstein*, “insanidade é fazer a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferentes”, certo? O chamado princípio da insanidade é uma alegoria sobre como vemos o mundo à nossa volta – nossas ações e reações – e nossa habilidade de nos adaptarmos a ele. Ou seja, nossa capacidade de atualizar o mindset.
No mundo atual, cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, mudar o mindset é questão de sobrevivência. O que sabíamos ontem, hoje já é diferente. O que funcionava para vender milhões, não funciona mais. E se você acha que estamos na era digital, talvez você também já esteja ultrapassado. Digital virou padrão. Algumas consultorias, como a Accenture, por exemplo, sinalizam que já estamos na era pós-digital. Ou seja, ou viramos a chave em 2019 ou seremos engolidos pela onda.
Já não vivemos mais como nossos pais
Debatendo-se em meio ao contexto physital (físico + digital) estão as grandes empresas que se deparam com mercados que não existiam e agora estão em plena ascensão e, ao mesmo tempo, com segmentos totalmente consolidados em completo declínio.
Assim, governos, organizações e academia precisam se adaptar. Precisam pensar diferente, ir além do que já foi feito, propor o que ainda não tem histórico. Não podemos mais decidir o futuro fazendo planejamentos para 5 anos, por exemplo, com base em dados auferidos mês passado, se não sabemos o que vai acontecer no mundo em 5 meses.
Algumas grandes organizações já entenderam este cenário e, para tomar decisões o mais rápido possível, investiram em capacitação e desenvolvimento humano. Isto é, preparam suas equipes para velozmente entenderem as mudanças constantes de panorama e conseguirem se adaptar.
Volta ao mundo com alguns cliques
Um exemplo interessante vem do turismo. Desde o ano passado, turistas do Japão, Canadá, EUA e Austrália podem solicitar vistos pela internet para conhecer as maravilhas brasileiras – é o visto digital. Segundo a Embratur, isso gerou um aumento 15% de visitantes desses países. Contudo, japoneses, canadenses, norte-americanos e australianos não precisarão mais de visto de entrada a partir de junho, conforme decreto federal publicado dia 18 de março. Segundo o site de viagens Kayak, esta notícia já gerou um aumento médio de 22% nas buscas de passagens para o Brasil.
O que isso nos diz? Que governos, empresas e universidades precisam acompanhar as mudanças de um mundo em que uma decisão política gera mais ou menos negócios e exige profissionais altamente resilientes.
5 pilares do mindset inovador
Assim, caro leitor, convido você a mergulhar comigo nos 5 pilares que MWB inovação em gestão identificou como cruciais para promover o mindset inovador dentro das organizações tendo como foco o colaborador.
São eles:
– Liderança
– Contexto
– Negociação
– Mudança
– Inovação
Quinzenalmente, publicarei neste espaço reflexões sobre estes temas e a importância deles para irmos além da sobrevivência, em meio à complexidade, e conseguirmos manter nossos negócios rentáveis, saudáveis e prósperos. Como você e sua empresa pensam e reagem às mudanças cotidianas? Conto com vocês nesta jornada.
*Não há comprovação de que a frase seja mesmo de Einstein, apesar de comumente atribuída a ele.